O projeto Alfabetização Visual é um curso de fotografia digital para alunos de escolas públicas e centros culturais que busca a transformação social. O projeto faz parte do Programa Escola do Olhar, realizado pela organização ImageMagica em mais de 70 instituições de ensino por todo o país, desde 1995.

Através da fotografia e da linguagem visual, os estudantes são estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e oferecendo a prática da cidadania no meio em que vivem.

“Percebemos que os jovens ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor e também às condições da escola. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, disse Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

Tendo o meio ambiente, a água, a sustentabilidade, a educação e a segurança no trânsito como temas, os participantes desenvolvem atividades fotográficas que estimulam o pensamento crítico sobre os assuntos abordados. Ao todo, o projeto atinge um público de aproximadamente 300 alunos.

Mais que apresentar conceitos de fotografia, o projeto aperfeiçoa a questão do respeito ao próximo e trabalho em equipe, desenvolvendo suas potencialidades e mobilização.

Ao final do curso, acontece a formatura e uma exposição fotográfica, organizada pelos próprios estudantes, na qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos.