No último dia 22 de maio, os militares tomaram o poder no governo tailandês por meio de um golpe de estado.

Foi instituído toque de recolher em todo o país e reuniões públicas com mais de cinco pessoas estão proibidas.

A imprensa local e internacional também foi alvo de censura, tendo canais de TV como CNN, BBC, HBO e Disney Channel fora do ar. Além disso, os jornalistas locais estão proibidos de criticar o golpe.

Enquanto isso, em Bangkok, capital da Tailândia, cerca de 100 ativistas se reuniram no domingo (1° de junho), em um shopping, e num ato de desafio, levantaram seus braços ao alto e apontaram 3 dedos para a frente, dirigindo-se aos militares estacionados em caminhões blindados nas proximidades.

Quem conhece a trilogia literária ou os filmes da Saga Jogos Vorazes, sabe que o gesto foi feito pela personagem Katniss, após a morte de Rue, dando aos outros distritos uma motivação para lutar contra a capital.

Na obra de Suzanne Collins, o sinal é um gesto “antigo e raramente usado do nosso distrito, ocasionalmente visto em funerais. Significa gratidão, significa admiração, significa adeus a alguém que você ama”.

(Imagem: Reprodução /Yahoo! Movies)

Apesar do sinal ter sido inspirado em uma obra fictícia, alguns manifestantes têm dito nas redes sociais que ele significa “liberdade, igualdade e fraternidade” (os princípios deixados pela Revolução Francesa), que também representam os princípios essenciais da democracia na Tailândia.

O Coronel Weerachon Sukhondhapatipak, um dos porta-vozes da junta militar no poder afirmou que “Nós sabemos que se trata do filme, e isso representa a resistência contra as autoridades. Se um único indivíduo levantar os três dedos no ar, não vamos prendê-lo. Mas se for um encontro político de cinco pessoas ou mais, então vamos ter que tomar algumas medidas. Se isso persistir, teremos que prender”.

A adoção do gesto pelos manifestantes destaca a importância da literatura no processo de formação crítica dos cidadãos, dando coragem e inspiração para contestarem, à sua maneira aquilo que pode soar de modo repressivo.

Apesar do gesto ser simples e, a princípio, pequeno, já pode ser considerado um primeiro ato de resistência ao regime instaurado forçadamente na Tailândia.