É importante para meninas ter um exemplo feminino para se inspirar, e nós, fãs da Disney, encontramos vários deles nos filmes que dominaram nossas infâncias. As várias garotas fortes da Disney nos mostraram que podemos conquistar qualquer sonho se lutarmos por eles. Hoje, recapitulamos todas as lições que elas nos ensinaram sobre poder feminino. Se você precisa de um pouco de inspiração feminina de algumas das garotas mais legais que conhecemos, comece a ler e arrase:

Não existe jeito errado de ser uma garota

Você é uma garota tradicional como a Cinderella? Atlética como a Merida? Ama livros como a Bela? Qualquer que seja sua resposta: ótimo. Assim como cada princesa é especial do seu próprio jeito, você é incrível do jeito que você é e não importa como você se veste ou o que gosta de fazer. Nunca deixe ninguém te dizer o contrário.

Meninas podem fazer qualquer coisa

Se qualquer dia alguém subestimar você, apenas se lembre que enquanto a vila inteira da Mulan estava ocupada supondo que ela era um fracasso por causa do desastre com a Casamenteira, ela estava salvando a China. Ela salvou apenas: uma dinastia inteira. E ela usou suas forças (estratégia, pensamento rápido e coragem) para fazê-lo – ela não precisou se tornar ninguém que ela não fosse, nem “se tornar um homem” para ter sucesso. Seu potencial não tem limites. Não se esqueça disso.

Outras mulheres são suas aliadas

Não vamos esquecer quem planejou salvar a Princesa Aurora em A Bela Adormecida. Claro, foi o beijo do príncipe Phillip que a acordou, mas quem protegeu ela quando Malévola a amaldiçoou quando bebê? Deixou ela feliz e protegida por dezesseis anos? Livrou Phillip das garras de Malévola e deu a ele as armas necessárias para ganhar das forças do mal? Foram três boas fadas. Em todo lugar no filmes Disney existem exemplos de mulheres colaborando e se ajudando, e essa é uma importante lição para carregar conosco.

Você não precisa de ninguém para te completar

Merida não queria se casar, ela queria permanecer solteira e deixar seus cabelos ao vento enquanto ela cavalgava atirando flechas ao pôr do sol… e isso é lindo. Merida mostrou que não tem problemas se a sua vida amorosa não é a uma prioridade. Tudo o que importa é seguir seu coração, qualquer que seja a direção em que ele te guie.

Esqueça as expectativas de outras pessoas, escolha seu próprio destino

As pessoas da pobre cidade do interior esperavam que Bela se tornasse uma boa esposa para Gaston, mas em suas próprias palavras, ela queria “muito mais do que eles têm planejado”. Em vez de tentar mudar a si mesma para se encaixar com eles, ela finalmente encontrou um lugar onde ela poderia ser ela mesma.

Não deixe o medo do desconhecido te parar

Outra princesa que se recusou a se limitar baseado no que os outros esperavam dela é a Ariel. Ela nos ensinou que não há problemas em ser “uma jovem mulher brilhante, cansada de nadar, pronta pra ficar de pé” (da versão em inglês da música tema). Esse espírito de aventura e o desejo de explorar é algo que todos podemos canalizar.

Procure os conselhos de mulheres de todas as gerações

Pocahontas conquistou muitas coisas memoráveis com a ajuda dos ótimos conselhos da sua avó Willow. Nossas mães e avós tem muito a nos ensinar. Figuras maternas não precisam ter necessariamente laços parentescos – existem madrinhas reais (talvez fadas em segredo) por aí que podem te guiar nos altos e baixos da vida.

Cultive suas forças

Do mesmo jeito que você não precisa ser feminina pra ser uma garota, você não precisa ter jeito de menino pra ser uma mulher forte. Olhe para a Rapunzel: ela é ingênua e peculiar, mas incrivelmente engenhosa (com nada menos que uma frigideira). Ela pode não ser muito atlética, mas ela não precisou correr mais do que o Maximus ou lutar com os bandidos naquele bar para ter o que ela queria. Ao invés, ela usou seus talentos de negociação e diplomacia, obteve sucesso, e ainda por cima ganhamos uma cena musical incrível chamado “Eu Tenho um Sonho”. Duas vitórias de uma só vez.

Você não precisa de permissão para ir atrás do que você deseja

Você tem sonhos e esperanças, e não precisa de permissão ou de ajuda para correr atrás deles. Você é um agente ativo do seu próprio destino! E assim como a Jasmine lindamente disse, não é um mero “prêmio a ser ganho”.

Use sua voz para lutar pelo que é certo

Esmeralda nos ensina que devemos lutar contra a injustiça quando a vemos, e colaborar ativamente para tornar o mundo um lugar melhor. Siga o seu exemplo e lute pelos outros – e não se esqueça de apoiá-los quando eles se defenderem.

Você não precisa ser salva

Hércules é um verdadeiro deus grego, mas quem salva sua vida? Estamos falando de Mégara, uma heroína humana rápida e direta que nos presenteou com a frase “sou uma dama, estou indefesa, mas eu cuido disso”. Deixe o exemplo dela te lembrar que se um problema cair em suas mãos, você consegue resolvê-lo sozinha.

Siga seus instintos e explore

Era esperado que Jane Porter fosse uma garota apropriada e de bons modos, mas ela nunca deixou isso atrapalhar o seu desejo por conhecimento e sua paixão por descobertas. Ela entrou em uma difícil profissão que necessita de muita mão de obra e viajar para lugares desconhecidos, e ela entrou nisso com todo coração. Adicione seu amor pela ciência e pela arte, e essa é a receita para uma garota Disney muito inspiradora.

Irmãs são tudo

Nani e Lilo nos mostraram que ter uma irmã é como ter uma melhor amiga que sabe tudo sobre você, coisas boas e ruins, e ainda assim te ama incondicionalmente. Nani tinha apenas dezenove anos quando de repente se tornou a guardiã legal de Lilo. Seu amor pela sua irmã mais nova a inspirou a permanecer incrivelmente forte em meio a tragédia, e ela deu tudo que tinha para criar um lar feliz para Lilo. Existe algo mais poderoso que isso? (Se lembre, mesmo que você não tenha uma irmã biológica, amigas realmente são irmãs que escolhemos.)

Se apaixonar não significa sacrificar seus sonhos

Tiana fez um pedido a uma estrela: não um amor, mas seu próprio restaurante. Sua inesgotável vontade de tornar seu restaurante uma realidade foi a primeira coisa que aprendemos com ela, e sua paixão por isso não diminui durante o filme. Mesmo depois que ela conhece Naveen e se apaixona, depois de um inspirar o outro a crescer, Tiana não desiste de seu sonho. Ela nos mostrou que estar apaixonada simplesmente significa ter outra pessoa para apoiá-la no caminho para seus sonhos – e é exatamente assim que deve ser.

Ser vulnerável emocionalmente não significa que você não é poderosa

Toda a sua vida, Elsa tentou “esconder, e não sentir…” e isso quase a destruiu até que ela decidiu “livre estar”. Seus poderes de gelo são iguais suas emoções: algo para aproveitar, e não temer. No final, foi amor fraternal que salvou ela e Anna – e como uma Arandelle congelada aprendeu, amor é a mágica mais poderosa de todas.