Quais são os artistas mais hipsters do mundo? Arcade Fire? MGMT? Foster The People? Segundo o site Priceonomics, nenhum dos mencionados.

Para desvendar este “curioso” mistério, os pesquisadores desenvolveram um método científico de forma a identificar os grupos mais descolados da cena musical. Foram analisados os seguintes critérios:

  • O primeiro são as notas divulgadas pelo site Pitchfork.com. Ponto de referência para os fanáticos por música alternativa, o site teve registradas cada uma das as notas lançadas entre 2013 e 2014 dentro da seção Best New Albums– uma espécie de filtro com os melhores lançamentos musicais.
  • Depois, a equipe dos pesquisadores registrou outro importante critério de comparação: a popularidade (likes) desses mesmos textos no Facebook.

Entre os selecionados estão nomes como Kanye West (nota 9.5 e 8.5 k), Vampire Weekend (nota 9.3 e 4.8k) e Drake (nota 8.6 e 1.4k).

Dentro dessa regra, o melhor artista com a nota mais alta e o menor número de compartilhamentos é o mais hipster ou, como o gráfico explica, o artista com a maior taxa de “obscuridade”.

Com base nesse critério, os 10 artistas mais hipsters do mundo são:

  1. The Field
  2. Julia Holter
  3. Iceage
  4. These New Puritans
  5. Fuck Buttons
  6. DJ Rashad
  7. The Haxan Cloak
  8. Julianna Barwick
  9. DJ Koze
  10. Autre Ne Veut

E os menos hipsters:

  1. The National
  2. Boards of Canada
  3. Justin Timberlake
  4. The Range
  5. Deerhunter
  6. The Knife
  7. My Bloody Valentine
  8. Chance the Rapper
  9. Daft Punk
  10. Haim

Confira abaixo o gráfico encontrado pelo Priceonomics.

A lista completa com o resultado e todos os artistas participantes você encontra no próprio site do Priceonomics. Agora uma pergunta: quantas destas bandas você conhece?