A concorrente austríaca Conchita Wurst foi a grande vencedora do Grande Prêmio da Canção Eurovisão 2014, concurso europeu de música cuja final foi realizada em Copenhague na noite deste sábado (10/05).

A drag queen Conchita, nome artístico de Tom Neuwirth, de 25 anos, apresentou sua balada Rise like a phoenix de barba, cabelo comprido e um luxuoso vestido longo. Confira a belíssima apresentação acima.

Conchita Wurst recebeu o prêmio Eurovision 2014 neste sábado (10) (Foto: AFP/Jonathan Nackstrand)

Ela dedicou o prêmio a todos que acreditam num futuro de paz e liberdade. “Somos unidos, e nada pode nos deter”, afirmou. Conchita alcançou 290 pontos. O segundo colocado foi o concorrente da Holanda, com 238 pontos. A Suécia ficou em terceiro, com 218. A Alemanha ficou em 18″ lugar.

“Não foi uma vitória apenas para mim, mas para quem acredita em um futuro que funciona sem discriminação e baseado na tolerância e no respeito”, respondeu Wurst a perguntas da Efe em uma movimentada entrevista coletiva após seu retorno a Viena.

Esta foi a segunda vitória da Áustria no popular concurso europeu de canções, que existe desde 1956. A primeira vitória austríaca foi em 1966, com Udo Jürgens.

Vaias contra russas

Como é tradicional, as reações do público que acompanhou o espetáculo refletiram a situação política na Europa. Este ano, vaias podiam ser ouvidas quando eram anunciados votos para as concorrentes russas das gêmeas Tolmachevy Sisters.

Ao todo, 37 países participaram do concurso, e a final na capital dinamarquesa reuniu os 26 finalistas. O público televisivo estimado do evento foi de 170 milhões de pessoas, incluindo telespectadores na Europa, na China e na Austrália.

O vencedor do concurso é definido por um sistema misto que contabiliza votos de um júri profissional e dos telespectadores do evento. O público envia notas por telefone e não pode votar em seu próprio país.