Imagine que, depois da Segunda Guerra, o fascismo, a xenofobia escancarada e tudo aquilo que o moço do bigode sem pontas e seu reich representavam foi colocado dentro de um galpão, meio afastado, sem cores, mas visível, como uma espinha feia e dolorosa encravada na testa do mundo.

A porta foi trancada e disseram ter jogado fora a chave fora.

Podemos dizer que, vez ou outra, escorria resíduos pelas frestas, às vezes de forma meio tímida, outras mais aberta. Mas eram apenas resíduos. Lembranças. E, de repente, aparece uns buracos nesse galpão, mas alguém vai lá e ajeita uma ripa de madeira pra “resolver”.

Trump venceu. E já há alguns indícios de que ele pegou o maior trator que seus billions and billions of dollars podia comprar e passou por cima com tudo daquele velho galpão. E que fique claro, acho que ele nem faz ideia do que está fazendo ou pode causar (já até mudaram a história do banimento dos muçulmanos no site dele).

O problema é que, nos arredores do galpão, tinha uma rapaziada esperta só esperando o momento de poder finalmente sacudir o pó, levantar a cabeça e mandar um temido “Oi, sumido” para o século 21. O movimento vem crescendo há anos no velho continente, sim, mas Trump é a legitimação mor que eles e (alguns de nós) queriam para saírem das sombras.

Nossa arma para lutar contra isso? Talvez a lembrança constante do quão ficcional é essa extrema direita. O uso do humor e da ironia é, provavelmente, a arma mais poderosa para combater essa nova onda corajosa pós-eleição do Trump.

Como esse pessoal da BBC fez quando um membro conservador do parlamento britânico demandou que eles tocassem o hino britânico “Deus Salve a Rainha” no fim da programação para marcar a saída deles da união europeia.

Disso, a apresentadora diz: “Bem, nós não somos a BBC One eainda não é exatamente o fim do dia, mas nós ficaremos muito felizes em obedecer. Boa noite”.

E eles obedeceram direitinho. Tocaram a canção “God Save the Queen”, só que a dos Sex Pistols.

God Save the Queen (Sex Pistols)   Tradução

Deus salve a rainha
Seu regime fascista
Fez de você um retardado
Uma Bomba-H em potencial
Deus salve a rainha
Ela não é um ser humano
Não há futuro
Nos sonhos da Inglaterra
Não diga o que você quer
Não diga o que você precisa
Não há futuro
Sem futuro, sem futuro para vocês
Deus salve a rainha
Nós queremos dizer isso, cara
Nós amamos nossa rainha
Deus salve
Deus salve a rainha
Porque turistas são dinheiro
Nossa revolta
Não é o que parece
Oh, Deus salve a história
Deus salve a nossa parada louca
Oh, Senhor Deus tenha piedade
Todos os crimes são pagos
Quando não há futuro
Como pode ser pecado?
Nós somos as flores no chiqueiro
Nós somos o veneno em seu sistema
Nós somos o futuro
Seu futuro
Deus salve a rainha
Nós queremos dizer isso, cara
Não há futuro
Nos sonhos da Inglaterra
Sem futuro, sem futuro
Sem futuro para mim
Sem futuro, sem futuro para vocês