Se você precisa usar óculos ou lentes de contato mas está sem eles, sabia que você ainda pode enxergar com relativa nitidez? Basta usar este truque para ver o mundo de novo, por mais borrada que seja a sua visão.

O truque é muito simples: forme um pequeno orifício com seus dedos, e olhe através dele. Mesmo com minha miopia altíssima, funciona! Você poderia furar um pedaço de papel com uma agulha para obter o mesmo efeito, porém é mais simples usar as mãos.

O canal Minute Physics do YouTube explica a ciência por trás disso. Basicamente, a lente do seu olho concentra a luz refletida dos objetos para que ela chegue até a retina e forme uma imagem. Mas quem sofre de miopia ou hipermetropia precisa de óculos para focar as imagens.

No entanto, há uma forma de garantir que toda imagem esteja sempre em foco: usando um pequeno furo. Ele consegue focar a luz vinda de qualquer distância. Se for pequeno o suficiente, o orifício permite que a luz venha apenas de uma direção, e por isso deixa as imagens sempre nítidas na sua retina.

Há um porém, é claro: um furo pequeno não deixa muita luz passar, e por isso as imagens ficam mais escuras que o normal. Por isso usamos óculos ou lentes, em vez de câmeras pinhole, para ver o mundo. Mas esta técnica quebra um galho quando você estiver sem eles. Já testou?