O peso do seu cérebro equivale a 1/50 do peso do seu corpo, mas consome um quinto do oxigênio que você absorve. Isso se deve ao fato de que nossa cabeça trabalha muito para manter todas as nossas atividades mentais e corporais – desde o batimento involuntário do seu coração até o movimento dos seus olhos enquanto lê este texto.

E o que será que acontece quando sobrecarregamos nossa atividade cerebral? De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, nosso corpo fica cansado quando pensamos demais. O professor de psicologia Samuele Marcora, da Universidade de Kent, no Reino Unido, conduziu um estudo que relacionou tarefas e cansaço mental.

Tarefas e cansaço

A pesquisa trabalhou com dois grupos de pessoas, sendo que um deles deveria jogar um game que exigia muito raciocínio, enquanto o segundo grupo assistia a um documentário a respeito de trens e carros esportivos. Depois de realizarem essas tarefas, todas as pessoas do grupo foram convidadas a participar de mais um desafio.

A segunda tarefa exigia que todos os participantes praticassem exercícios de pedalada. Foi então que os pesquisadores perceberam que aquelas pessoas mentalmente cansadas desistiram das atividades mais rapidamente do que aquelas que assistiram ao documentário. Ou seja, o cansaço mental acaba virando físico também. E aí, você já se sentiu fisicamente cansado depois de pensar demais?