Em um ato simbólico, mas poderoso, a organização não governamental Planting Peace enviou para o espaço a bandeira símbolo da comunidade LGBT. Com uma câmera acoplada, a bandeira fez a longa viagem em um balão meteorológico, em 17 de agosto deste ano. A ONG compartilhou as imagens do voo até a estratosfera – a 34 quilômetros acima da Terra – e da queda após três horas em órbita.

“Declarar o espaço como um lugar amigável para a comunidade LBGTQ reforça nossa mensagem universal para a nossa família LBGTQ: Você é amado, valioso e lindo”, diz uma mensagem ao final do vídeo.

Segundo Aaron Jackson, o presidente da ONG, a intenção da ação é dar visibilidade e demonstrar apoio à comunidade LBGTQ. Ele ainda diz ter ficado orgulhoso do resultado e garantiu que a organização continuará a lutar: “Foi uma honra enviar a primeira bandeira do orgulho LGBT ao espaço, e isso forneceu uma maravilhosa oportunidade para mostrar que a Planting Peace não vai parar com a luta pelos direitos LGBT até que todas as minorias sexuais e de gênero experienciem direitos fundamentais totais em todos os cantos do universo”.

Em nota, a organização ainda destacou: “O propósito primário desta declaração é dar apoio às lutas que estão sendo realizadas pelos direitos humanos fundamentais para a nossa família LGBT. Nos movendo para mais perto do entendimento universal de que todas as pessoas merecem viver e amar livremente, sem medo e discriminação”.