Viver conectado virou praticamente uma norma a ser seguida. Somos quase escravos da internet, TV, mensagens de texto, redes sociais, Netflix, games e todos os tipos de outras indulgências eletrônicas dos dias de hoje. Infelizmente, viver de forma responsável em um mundo digital não é fácil. A conveniência da tecnologia tem levado muitos a adotar maus hábitos que podem ser difíceis de quebrar.

Desconexão é muitas vezes uma luta no início, mas os benefícios valem a pena se você conseguir superar o desconforto inicial. Além do principal benefício de ser capaz de desfrutar de muito mais tempo livre, aqui estão seis outras regalias possíveis de obter ao se desligar um pouco de tecnologia.

Aumento da consciência ao seu redor

Ao se desligar, o que você está fazendo realmente está banindo uma grande distração. Você pode começar a observar pequenos detalhes em pessoas, coisas e lugares que você nunca realmente tinha notado antes, possivelmente porque seu cérebro se acostumou anteriormente em ser sobrecarregado pelo estímulo da tecnologia.

Redução na dor do corpo

Já ouviu falar de “tech neck”? Este é o novo termo que os americanos estão usando para descrever a tensão que você coloca no seu pescoço e coluna vertebral quando encara seu smartphone ou monitor por muito tempo. Sem telas para ficar encarando, é possível desfrutar de uma melhor postura, menos dores e sensação de aperto em todos os seus músculos e e zero tensão digital em seus olhos.

Ao inclinar o pescoço a 60º, o impacto na coluna pode chegar até 27 kg (Foto: Reprodução)

Qualidade do sono

Você deve ser capaz de adormecer mais rápido e ficar dormindo durante a maior parte da noite. O ritmo circadiano humano depende da escuridão para se preparar para o sono, que pode ser interrompido por meio de dispositivos emissores de luz. Você estará fazendo seu corpo um favor enorme, desligando-se completamente pelo menos uma hora antes de dormir.

Melhor retenção da memória e humor

Mesmo apenas se desconectando por um dia, uma vez por semana é o suficiente para dar o seu cérebro um reboot, o que pode melhorar a sua memória e levantar o seu humor. Com menos tempo gasto sendo um escravo de estimulação tecnológica, você terá mais tempo para se concentrar em fazer atividades que podem crescer suas células cerebrais, tais como um passatempo agradável, visitar um lugar novo, novas experiências ou uma caminhada relaxante.

Aumento de produtividade

Você acha que você precisa de acesso constante às suas notificações das redes sociais, sua caixa de entrada de e-mail, um monte de abas abertas no navegador da web e todos os tipos de outras coisas para ser mais produtivo. Mas é realmente a acumulação de interrupções de aquelas coisas que roubam longe a sua capacidade de fazer as coisas. Toda vez que você está interrompida a partir de uma tarefa relacionada ao trabalho por algo do seu telefone ou computador, ele pode levar até 45 minutos para que o cérebro mudar o foco.

Pessoas tirando fotos de obras no Museu Metropolitano de Arte, em Nova York (Stan Honda / AFP / Getty Images)

Satisfação em simplesmente desfrutar o momento.

Quando algo interessante começa a acontecer, qual é a sua primeira reação? Você pega o telefone e começa tirar fotos ou começa a mandar mensagem para seus amigos? Ao se desligar, você está, essencialmente, se forçando a estar mais presente. Um efeito colateral natural de desconexão é que você deixa de perder o que devia estar desfrutando, ao invés de tentar dizer a todos nas redes sociais.