Outro dia eu estava conversando com uma jovem que tinha uma série de decisões a tomar; uma delas era se ela devia ingressar em uma universidade ou viajar pelo mundo.

Eu disse pra ela viajar. Sem dúvida. Sem desculpas. Apenas vá.

Ela suspirou.

“Sim, mas …”

Nunca ouvi palavras tão fatais:

“Sim, mas… e as minhas dívidas?”

“Sim, mas… e o meu trabalho?”

“Sim, mas… e o meu namorado (ou cachorro, ou carro, ou qualquer outra coisa)?”

“Sim, mas …” é perigoso, porque faz parecer que temos a melhor das intenções quando, na verdade, estamos apenas com medo de fazer o que queremos. Ele nos permite que sejamos covardes, ao parecermos nobres.

A maioria das pessoas que conheço que esperaram para viajar pelo mundo, nunca viajaram. E a maioria das pessoas que decidiram viajar, mesmo assim conseguiram ingressar na universidade ou em um emprego estável.

Tome cuidado com o “sim, mas”. O “sim, mas” vai destruir os seus sonhos.

Fiquei tão comovido com essa conversa que eu a compartilhei com um grupo de 30 jovens adultos na noite passada. Muitos se faziam as mesmas perguntas.

A vida que você sempre quis

Quando você fica mais velho, a vida parece algo banal. A sua juventude é um época de fortalecimento total. Você começa a fazer o que quer.

Mas na maturidade, com novas responsabilidades, você não quer perder de vista o que é mais importante.

Então, se estiver razoavelmente no controle das circunstâncias, você deve fazer o que realmente importa, pois a vida não estará sempre voltada para você.

Durante o início da idade adulta, sua visão de mundo ainda está sendo formada. É importante aproveitar esse período – se dar oportunidades de crescer. Viajar é uma boa maneira de fazer isso.

Então, jovem, viaje! Viaje pra todos os lugares possíveis. Viaje sem medo.

Há três razões para viajar enquanto você é jovem:

1. Viajar te ensina a viver aventuras

Quando olhar para trás, haverá momentos dos quais vai se orgulhar, e talvez alguns que vai se arrepender. Muito provavelmente o seguinte não vai estar na última lista:

  •      Andar de bicicleta por toda a Golden Gate Bridge.
  •      Aparecer na TV italiana.
  •      Escalar uma ruína maia.
  •      Aprender espanhol em três meses.
  •      Fazer um tour pela Europa de trem.

Eu fiz tudo o que precede e nenhuma dessas aventuras estão em minha lista de arrependimentos. E então? Quais as escolhas que você vai se arrepender de fazer? Ter medo. Inventar desculpas. Não se arriscar. Esperar.

Enquanto for jovem, você deve viajar. Deve ter o tempo para ver o mundo e experimentar a plenitude da vida. É um investimento que vale qualquer sacrifício exigido de sua parte.

2. Viajar te ajuda a ter compaixão

Na sua juventude você fará escolhas que vão te definir como pessoa. Os caminhos que você iniciar agora te guiarão pelo resto da vida.

Viajar vai te colocar em lugares que farão você se importar com questões bem maiores.

Se for para o sudeste da Ásia, pode se deparar com o comércio de escravos. Se for para o leste europeu, vai perceber o efeito do genocídio e da perseguição religiosa. Se for ao Haiti, vai testemunhar o lado feio do paternalismo ocidental.

Você vai ficar perplexo.

Talvez comece a entender que o mundo é um lugar pequeno, e gigante ao mesmo tempo. Terá mais empatia pela dor e sofrimento que habita o cotidiano de boa parte da população mundial.

Se sentirá mais conectado aos seus companheiros seres humanos de uma forma profunda e duradoura. Vai aprender a se importar.

3. Viajar te proporciona bagagem cultural

Viajar é uma ótima oportunidade para conhecer o mundo e as pessoas maravilhosas que estão nele. Não há nada como caminhar ao lado do Coliseu, ou ver o David Michelangelo em pessoa.

Posso descrever a cidade de San Juan, suas praias incríveis e locais históricos, mas você deve ver por si mesmo para sentir como é. Você pode ler todos os livros do mundo sobre a Grande Muralha da China ou o Louvre, mas estar lá é uma história diferente.

O mundo é um lugar deslumbrante pra visitá-lo enquanto é jovem. Não desperdice o tempo que nunca vai ter novamente.

Você tem agora uma oportunidade crucial para investir na próxima temporada de sua vida. Tudo o que você semear, acabará colhendo. Por favor. Para o seu bem, faça isso. Porque você não vai ser jovem pra sempre.

Então viaje. Experimente o mundo porque vale a pena. Torne-se uma pessoa de cultura, aventura e compaixão.

“E se eu não for jovem?”

Viaje mesmo assim. Pode não ser fácil, mas encontre uma maneira de sair de sua zona de conforto. Nunca é tarde demais.

Se não estiver afogado na rotina da vida, eu imploro – viaje. Fazer o que realmente importa no futuro não será mais fácil do que é agora.