Na Inglaterra uma iniciativa pretende transformar bares em lugares mais seguros para as mulheres, permitindo que elas possam pedir ajuda para garçons utilizando uma palavra-chave especial. Cartazes para o programa “Ask for Angela” (“Pergunte por Angela”) que faz parte da campanha  #NoMore (#NãoMais) do Conselho do Condado de Lincolnshire contra a violência e abuso, se tornaram virais nas redes sociais com muitas sugestões de que o programa deveria ser implementado também em outros lugares.

Campanha “No More” (Foto: Twitter)

“Olá, eu sou a Angela. Você está num encontro que não está saindo muito bem? Você sente que não está numa situação segura? A pessoa que você encontrou não é quem ela disse ser no Tinder? A situação está meio esquisita? Se você for ao bar e perguntar pela ‘Angela’, os funcionários vão saber que você precisa de auxílio para sair de alguma situação e vão pedir um táxi ou te ajudar discretamente – sem muito alarde.”, diz o cartaz encontrado no banheiro feminino.

Hayley Child, coordenadora estratégica contra violência sexual e abuso do Conselho do Condado de Lincolnshire, disse que o programa é uma extensão do que alguns bares já tinha começado a fazer por conta própria.

“Nós queríamos fazer isso de um jeito mais organizado, e trabalhamos para fazer vários bares da região participarem,” disse Child. “Nós notamos que alguns bares faziam mensagens parecidas dizendo que se o encontro das pessoas não está indo bem,os funcionários do bar chamariam um táxi”.