Há momentos em que os fatos são tão rápidos que qualquer opinião formada se torna ou muito perigosa ou incapaz de se sustentar.

E o motivo é que, por mais que tentemos, fica escancarada a complexidade das coisas.
De repente, são tantas informações conflitantes que não dá pra se ter uma opinião conclusiva sobre nada. Especialmente em momentos como o que vivemos agora, consideramos isso um problema, já que essa inabilidade em chegar a conclusões nos fazem sentir ignorantes, desamparados.

Mas não precisa ser assim, podemos aproveitar essa oportunidade para observar o mundo mais atentamente, pensar sobre quais referenciais estamos adotando e em quais fontes estamos depositando nossa confiança.

Mais do que isso, é essencial ter noção de que não dá para acreditar cegamente em apenas uma fonte de informação, principalmente se levarmos em consideração que há tantos interesses ocultos em jogo.

É justamente quando a confusão está armada e os ânimos atingindo picos de exaltação que devemos parar, elevar o senso crítico e prestar muito atenção não só em qual informação é divulgada, mas por quem. Devemos nos perguntar tudo, tanto sobre os crimes cometidos como sobre quem se beneficia com cada movimento.

É importante ouvir, colocar-se na pele do outro, especialmente daqueles que não compactuam da mesma visão. Pois é de lá que, muitas vezes entre agressões e gritos desesperados, saem percepções que talvez estejam fugindo aos olhos.

Lembrem, uma das bases da democracia é o diálogo. Precisamos manter isso sempre em mente.

É por isso que, mais do que vir aqui e oferecer uma visão fechada sobre tudo o que está rolando, resolvemos fazer uma curadoria de conteúdo, tentando contemplar o máximo de visões que pareçam mais lúcidas, mais pé no chão, em meio a tanta turbulência.

Alguns links para entender um pouco melhor o cenário político atual

Ordem dos acontecimentos e a validade do grampo

Quais os aspectos políticos e jurídicos do grampo de Dilma e Lula

O que Lula disse do Congresso, do Judiciário e do Ministério Público

Do que exatamente Lula está sendo investigado

Na política, mesmo os crentes precisam ser ateus

Lula no governo: o que faz o Ministro da Casa Civil, o ministério mais importante da Esplanada

Sergio Moro divulgou grampos ilegais de autoridades com prerrogativa de foro

O Brasil mostra sua cara

O país mergulha no vale tudo

Indefensáveis