Algo estranho choveu sobre os residentes de Queensland, na Austrália, no primeiro final de semana do ano de 2014.

Em um incidente bizarro, milhares de morcegos caíram do céu e viraram notícia. Por mais que tais mortes em massa possam parecer incompreensíveis, aparentemente a onda de calor da Austrália é responsável por elas.

A Sociedade Real de Prevenção da Crueldade contra Animais (RSPCA, na sigla em inglês) confirmou que 100 mil morcegos recentemente morreram como um resultado do extremo calor da região, de acordo com a ABC, emissora australiana.

“A onda de calor foi basicamente uma catástrofe para todas as colônias de morcego no sudeste de Queensland,” contou à ABC o porta-voz da RSPCA. “Isso obviamente vai causar um impacto perturbador nessas colônias, e elas são vitais para nosso ecossistema.”

Enquanto muitos norte americanos estão passando por um “vórtex polar”, os autralianos estão sofrendo com temperaturas acima de quarenta graus.

“É uma morte horrível e cruel,” o presidene do órgão responsável pela conservação e pelo resgate de morcegos de Queensland, Louise Saunders, explicou ao The Courier Mail. “Com uma temperatura acima de 43 graus, os morcegos simplesmente caem.”

Moradores de várias cidades do estado australiano, acordaram no final de semana e encontraram dúzias de morcegos mortos pelos seus quintais. Um morador postou um vídeo no Youtube mostrando o que se estima serem mil cadáveres de morcegos em sua propriedade, confira abaixo.

As autoridades de saúde de Queensland recomendaram às pessoas que não deixem morcegos onde estão e que contatem os serviços responsáveis para a retirada das carcassas das propriedades.

“Se você encontra um morcego, é muito importante que não encoste nele por causa do risco de infecção por raiva e outras doenças presentes nos morcegos australianos,” afirmou a Dra. Jeannete Young, chefe do Departamento de Saúde da Austrália, em uma declaração. “Alguns morcegos podem parecer mortos mas eles não estão, e então, quando as pessoas tentam removê-los, são mordidas ou arranhadas.”

Cadáveres de morcegos amontoados. (Imagem: Reprodução/ ABC)

No entanto, algumas pessoas estão reclamando que suas cidades não tem recursos para remover os morcegos mortos rápido o suficiente. Por mais que os serviços de animais selvagens e coleta de lixo tenham limpado milhares das carcaças, ainda há muitas restando e, segundo o The Guardian, já começaram a causar mau cheiro.