O Rio de Janeiro é a 11ª cidade mais honesta do mundo, segundo a revista americana Reader’s Digest. Em um ranking elaborado por meio de um estudo informal da publicação, feito em 16 cidades, a capital carioca aparece na frente de Zurique, na Suíça, e de Madrid, na Espanha.

Para chegar a este resultado, os repórteres da revista espalharam 192 carteiras nas ruas de diferentes cidades ao redor do mundo – de Mumbai a Nova York. Dentro delas, havia dinheiro, fotos e um telefone para contato. Daí, bastava ficar esperando para ver o que acontecia.

No Rio de Janeiro, quatro de 12 carteiras foram devolvidas à revista. Delma Monteiro Brandāo, de 73 anos, foi uma das “cobaias” do estudo. Ela encontrou a carteira quando ia buscar seu neto na escola. “Isso não é meu”, disse à publicação, depois que os repórteres se identificaram. Já outra participante da pesquisa, uma mulher por volta de seus 20 anos, chegou a contatar a equipe e entregar a carteira de volta, mas não havia mais nenhum dinheiro dentro.

Em Helsinque, na Finlândia, 11 de 12 carteiras foram entregues de volta à revista. “Os finlandeses são naturalmente honestos. Somos uma pequena e tranquila comunidade, intimamente unida. Temos pouca corrupção, nós sequer ultrapassamos no sinal vermelho”, disse Lasse Luomakoski, um executivo de 27 anos que encontrou uma das carteiras – e a devolveu. Ao que parece, foi esse espírito que garantiu aos finlandeses o primeiro lugar na lista. Eles foram seguidos por Mumbai, na Índia, e depois por Nova York.

Já as capitais de Espanha e Portugal, se saíram mal no estudo da Reader’s Digest. As cidades, que passam por maus bocados devido à crise da dívida que assola a União Europeia, ficaram com os últimos lugares do ranking. Em Madrid, apenas duas carteiras foram devolvidas. Já em Lisboa, a única carteira entregue de volta à equipe foi encontrada por um casal holandês que passava férias na cidade.

POsição Cidade – País Carteiras devolvidas
Helsinque – Filândia 11 de 12
Mumbai – Índia 9 de 12
Budapeste – Hungária 8 de 12
Nova York – EUA 8 de 12
Moscou – Rússia 7 de 12
Amsterdã – Holanda 7 de 12
Berlim – Alemanha 6 de 12
Liubliana – Eslovénia 6 de 12
Londres – Inglaterra 5 de 12
Varsóvia – Polônia 5 de 12
11º Bucareste – Romênia 4 de 12
12º Rio de Janeiro – Brasil 4 de 12
12º Zurique – Suíça 4 de 12
14º Praga – República Checa 3 de 12
15º Madrid – Espanha 2 de 12
16º Lisboa – Portugal 1 de 12