Uma nova espécie de aranha foi descoberta no Marrocos e, além de assustadora, ela possui uma habilidade um tanto diferente: dar estrelinhas. A Cebrennus rechenbergi, que vive no deserto de Erg Chebbi é a primeira espécie de aranha documentada a se projetar na areia em um movimento similar ao de uma “estrelinha”. A descoberta foi publicada no periódico Zootaxa.

O expert em biônica (a ciência que estuda a natureza e aplica seus princípios à tecnologia) Ingo Rechenberg, responsável pela descoberta da aranha, ficou tão impressionado com o aracnídeo saltante que o usou de inspiração para um novo robô chamado “Tabbot”(devido à palavra para aranha em uma das línguas faladas no Marrocos, Tabacha). Ele pode tanto andar quando dar cambalhotas por superfícies, e Rechenberg acredita que esse tipo de locomoção pode ser útil para robôs utilizados na exploração do fundo do oceano e até mesmo de Marte.

Confira abaixo um vídeo da aranha e do robô em ação (infelizmente, um vídeo legendado ainda não está disponível):

Esse novo tipo de locomoção difere daquela de outras espécies de aranhas que rolam ladeira abaixo pois a C. rechenbergi pode se impulsionar no chão e começar movimentos quase acrobáticos, de modo que ela pode não apenas descer como também mover-se em terrenos planos e até mesmo subir ladeiras! Incrivelmente, esta habilidade bizarra permite que a aranha se mova duas vezes mais rápido do que ela se moveria caso andasse normalmente, chegando a dois metros por segundo, e até mesmo fuja de predadores em potencial.

A intrigante aranha possui habilidades diferentes com sua teia: ela constrói estruturas tubulares na areia que a protegem do forte sol do deserto e de predadores.