Cães latem por diferentes razões e nem sempre a gente compreende o que eles estão sentido. Noutros momentos, parece que os peludos sentem-se acuados sem motivo aparente, e os humanos ficam meio sem saber o que fazer para acalmar o bichinho.

Pensando em situações como essas, o biólogo japonês Joji Yamaguchi desenvolveu a Inupathy, uma coleira revolucionária, que identifica variações de humor, com base nos batimentos cardíacos do cão. O nome do acessório é uma junção de três palavras: in remete à insight, ao mesmo tempo em que inu significa cachorro em japonês, e pathy vem de empathy (empatia em inglês).

A partir da intensidade das batidas e da variação entre elas, a Inupathy identifica quatro tipos de humor e os sinaliza através de uma luz no topo da coleira. Luz vermelha significa que o cão está entusiasmado, a azul indica que ele está relaxado, a branca sinaliza concentração e várias luzes coloridas demonstram alegria.

A coleira também armazena dados em um app de celular. Na hora de brincar, é possível checar a Inupathy, a fim de saber qual a melhor atividade para aquele momento, de acordo com o humor do cão. Através do cruzamento desses dados, o programa é capaz de gerar relatórios e gráficos diários, semanais e mensais, para que os humanos compreendam melhor o sentimento dos cães.

Yamaguchi desenvolveu esse acessório inspirado pelo próprio cãozinho, o corgi Akane. “Eu queria saber o que deixa ele estressado e o que eu poderia fazer para relaxá-lo. Através dessa coleira, nós temos vários insights sobre os cães e várias pistas a respeito do que eles estão sentindo. Meu objetivo é mudar a relação dos cães e dos humanos para sempre”, explica.

O Inupathy ainda está em fase de testes, desenvolvimento e captação de recursos, mas a expectativa é de que seja lançado em breve. Quem aí também ficou animado com a ideia?