O portal de empregos CareerCast divulgou uma lista que aponta as 10 profissões que mais estão ameaçadas de “extinção” nos Estados Unidos.

Já se sabe que na era tecnológica muitos trabalhadores passaram a ser substituídos por máquinas. O entregador de cartas, por exemplo, tem uma das ocupações mais afetadas pela tecnologia, por lidar com um material que também vem sendo extinto por questões ambientais: o papel.

A lista faz parte do relatório Jobs Rates 2014 da CareerCast. Com dados da U.S. Bureau of Labor Statistics, o portal se baseou média de salário anual de cada profissão e no cálculo da perspectiva de contratação de cada profissional até o ano de 2022.

Lembrando que como se trata de uma pesquisa realizada nos EUA, nem todas as profissões condizem com o mercado brasileiro. Ainda assim, muitas dessas áreas podem sofrer grandes mudanças no futuro em qualquer parte do mundo. Confira quais são elas:

Entregador de cartas

Salário médio anual: $53.100
Perspectiva de contratação até 2022: -28%
De acordo com a Bureau of Labor Statistics, com cada vez mais pessoas usando e-mails e sistemas de pagamento eletrônico, os entregadores de cartas sofrerão um grande declínio na demanda por empregos.

Trabalhador do Campo

Salário médio anual: $69.300
Perspectiva de contratação até 2022: -19%
Com o uso de máquinas que realizam várias tarefas com mais rapidez, será ainda menos necessário contratar trabalhadores nos campos.

Leitor de Medidores

Salário médio anual: $36.410
Perspectiva de contratação até 2022: -19%
A implementação de leitores de medidores remotos permite que os serviços públicos visualizem os dados de uso dos clientes sem que eles precisem enviar trabalhadores para a vistoria. Isso fará com que menos leitores de medidores sejam convocados para os próximos anos.

Repórter de Jornal

Salário médio anual: $37.090
Perspectiva de contratação até 2022: -13%
A diminuição da publicidade e de número de assinantes de jornais impressos faz com que cada vez menos repórteres sejam contratados. E como muitos grandes jornais deixaram de imprimir edições para produzir apenas conteúdos digitais, as equipes de jornalistas foram drasticamente reduzidas.

Agente de viagens

Salário médio anual: $34.600
Perspectiva de contratação até 2022: -12%
Diversas companhias online já oferecem planos de viagens para turistas que desejam planejar suas férias sozinhos. Além disso, a internet se tornou uma ótima ferramenta colaborativa para que os internautas compartilhem suas experiências e avaliem cada lugar por onde passam durante as viagens.

Lenhador / trabalhador de madeireira

Salário médio anual: $24.340
Perspectiva de contratação até 2022: -9%
Os avanços tecnológicos na indústria da madeira cada vez menos demandam lenhadores. Além disso, conforme o papel deixa de ser usado por questões ambientais, a extração da polpa de madeira tende a sofrer uma grande queda.

Comissário de Bordo

Salário médio anual: $37.240
Perspectiva de contratação até 2022: -7%
Os cortes no número de voos e fusão de várias companhias aéreas colocou a indústria em um fluxo estável nos últimos anos, sem grandes alterações nas demandas. Por isso não há perspectiva de cenário positivo para comissários de bordo nos próximos anos.

Operador de Furadeira

Salário médio anual: $32.950
Perspectiva de contratação até 2022: -6%
Segundo análise da Bureau of Labor Statistics, os avanços tecnológicos também fizeram com que as empresas precisem cada vez menos desse tipo de profissional.

Trabalhador de impressão gráfica

Salário médio anual: $34.100
Perspectiva de contratação até 2022: -5%
Com um mundo cada vez mais digital e a redução no uso do papel, não será mais preciso contratar tantos profissionais para impressão de conteúdos.

Inspetor tributário e coletor de impostos

Salário médio anual: $50.440
Perspectiva de contratação até 2022: -4%
Segundo relatório da U.S. Bureau of Labor Statistics, as reduções orçamentárias nos últimos anos resultaram na diminuição da contratação para as agências que empregam esses trabalhadores.

Assim como outras profissões dessa lista, a carreira de inspetor tributário também pode se tornar obsoleta com o advento da tecnologia.