Algumas pessoas gostam de desenhar, outras pessoas preferem ensinar. Algumas pessoas são boas com computadores, outras ganham a vida tirando fotos. Independente da sua profissão, você pode economizar dinheiro com acomodação e ajudar albergues (hostels) em todo o mundo com suas próprias habilidades.

O crescimento do consumo colaborativo está mudando a nossa forma de se conectar com pessoas e serviços diariamente e, mais importante, a forma como viajamos. Um desses exemplos é a plataforma Worldpackers, que traz oportunidades incríveis para voluntários em centenas de cidades em todos os continentes.

Nela, albergues e pousadas estão procurando por viajantes que estariam dispostos a ajudar em diferentes tipos de trabalho e renovar a energia entre os membros da equipe. Imagina o quão incrível e conveniente seria utilizar a sua própria experiência profissional e/ou seus hobbies em troca de hospedagem e refeições?

Depois de eu viajar entre 17 países e ter experiências de voluntariado em 8 lugares maravilhosos, decidi reunir aqui 11 habilidades que os hostels estão loucos para encontrar. Certeza que, quando você ler este texto, vai começar a arrumar sua mochila! Em 3, 2, 1!

Recepção

Se você gosta de falar com todo mundo e interagir com hóspedes de diferentes nacionalidades, mostrando tudo sobre o local e a cidade em que você está, esse é o trabalho perfeito! Trabalhar como recepcionista irá fazer com que você conheça todo mundo do hostel e seja o braço direito do gerente/dono.

Pintar e decorar

Na hora de organizar sua casa, você sempre foi bom em escolher os móveis e fazer a decoração? Pois saiba que essa é uma qualidade excelente e que muitos locais procuram pessoas criativas para contribuir com quartos temáticos e até para grafitar paredes!

Promover festas

Já percebeu que o seu negócio é festa? Sem problemas, existe o trabalho perfeito para você também. Se você topar ser party promoter, você ficará encarregado de agitar as festas, dos joguinhos, as brincadeiras e todas as atividades que envolvem diversão!

Jardinagem

Gosta da natureza e não se vê longe do jardim e locais abertos? Você pode ajudar como jardineiro e cuidar das plantas do hostel que você estiver. Não existe jeito melhor de usar seus conhecimentos, aprender sobre permacultura e talvez fazer sua própria hortinha.

Música

Todo mundo gosta de música. Se você manda muito bem em um instrumento e quer viajar o mundo se hospedando de graça em hostels, você pode usar suas habilidades como músico. Vai ter gente do mundo inteiro assistindo suas performances!

Ensinar idiomas

Existem muitas comunidades carentes em diferentes países. Ser fluente em diversos idiomas e estar propenso a se tornar professor é uma ótima possibilidade de usar sua sabedoria e ajudar crianças que precisam de um tutor comprometido com a educação.

Ensinar esportes

Nada será mais enriquecedor do que usar suas habilidades em esportes para ensinar e treinar pessoas de outras nacionalidades. Você pode ser instrutor de surf no Equador ou de yoga no Brasil, até quem sabe ensinar futebol para um grupo de viajantes na Tailândia!

Fotografia

Hoje em dia, muitas pessoas possuem câmeras quase profissionais, mas a maioria ainda não entende nada de fotografia. Se você for fotógrafo, você pode viajar o mundo tirando suas fotos em troca de acomodação. Quem sabe você não faz uma exposição?

Guia turístico

Contar as histórias das suas viagens e ainda informar viajantes sobre os pontos turísticos do país em que você estiver é o trabalho dos sonhos! Afinal, como guia turístico, você vai adorar contar por onde passou e dar dicas de locais mais inusitados de se visitar.

Consertos

Todo hostels precisa de ajuda para consertar vários detalhes, seja uma lâmpada, uma maçaneta ou quem sabe pregar um quadro na parede. Uma coisa é certa: se você for bom com as suas mãos, não vai ter um lugar no mundo que não queira você!

Social Media

Muitos publicitários sabem o quão importante é o posicionamento de uma marca nos canais sociais. Por isso, você pode usar suas habilidades com criação de conteúdo e design gráfico para fazer publicações nas redes sociais do hostel em que você estiver.

Não importa se você não tem nenhuma dessas habilidades, o importante é saber que você pode usar seus conhecimentos em troca de algumas horas de trabalho não-remunerado por dia. Ao ajudar um hostel com trabalho voluntariado, você garantirá uma cama e, às vezes, refeições de graça! Ou seja, o que você gastaria com hospedagem e alimentação – os maiores gastos de um viajante – se reduzem a zero.

Além de ser uma ótima oportunidade para conhecer gente e iniciar uma nova carreira, você poderá explorar inúmeros países. Lembre-se de sempre ficar por dentro da documentação necessária para o visto de turista de cada país que você estiver indo visitar e use ferramentas confiáveis para garantir o acordo nos mínimos detalhes e ter uma equipe de suporte, caso algo aconteça.

Dependendo do hostel escolhido, em geral, você terá que trabalhar cerca de 5 horas diárias e, no resto do dia, você pode ir conhecer a cidade ou fazer o que quiser no seu tempo livre.

Viajar nunca foi tão fácil e econômico, o que você está esperando?